XVI Aniversário da Unisseixal

No dia 14 de janeiro, o Fórum Municipal do Seixal encheu-se de entusiastas que, como alunos ou professores, no seu 16.º aniversário, sentem que a Unisseixal toca nas suas vidas. Ao olhar para aquela casa cheia, com gente de pé por não haver mais lugares sentados, todos nós sentimos um saboroso orgulho, quer porque sentimos que estamos bem acompanhados, quer ainda a direção e aqueles muitos voluntários que diariamente põem de pé este projeto se sentem recompensados.

A reitora, prof.ª Mariana Mareco, celebrou com alegria a história da Unisseixal, que «hoje se tornou indispensável no concelho». Tendo começado sem condições numa cantina escolar da Amora, recorrendo aos espaços de outras instituições (escolas, junta de freguesia, associações), a Câmara cedeu-nos um espaço grande no Seixal em 2010, que, embora inapropriado para a terceira idade (tantos degraus!…), evitava já a dispersão pelos 12 espaços com que começámos. Com o tempo, a Câmara reconhece a justeza das nossas aspirações e compra o Grémio da Lavoura no Fogueteiro, onde investe muito em novas instalações que hoje satisfazem em pleno. A resposta são os 949 alunos que agora a frequentam.
Demorou-se depois nos agradecimentos: aos professores que oferecem o seu trabalho, aos alunos que confiam nos nossos serviços em vista a melhor qualidade de vida, a todas as direções da Casa do Educador e da Unisseixal que desde o início alavancaram o projeto, a todas as parcerias que nos ajudaram, nomeadamente o Centro Cultural e Desportivo das Paivas, onde funcionaram as aulas de som e movimento. Ressaltou ainda o apoio enorme das autarquias – Câmara Municipal e Juntas de Freguesia – que desde o início estão com a Casa do Educador. E terminou a nomear os seus colegas de direção da Unisseixal, com quem partilha ilusões, lutas, trabalho diário e também sucesso: Amélia Costa, Natalino Bolas, Fátima Salvado e Carlos Jesus, para os quais foram muitas palmas…

Unisseixal em festa

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *