Simulacro de Evacuação na Unisseixal

O Dia Internacional da Proteção Civil celebra-se anualmente a 1 de março, dado que foi nesta data que entrou em vigor a constituição da Organização Internacional de Proteção Civil. O SMPC está a assinalar a data, desde o início deste mês de fevereiro, com palestras a docentes, não docentes e alunos, com o objetivo de chamar a atenção para a importância da proteção civil na salvaguarda da vida humana, da propriedade, do património cultural e ambiental perante a ocorrência de acidentes graves ou catástrofes.

Estas ações de sensibilização por parte da equipa do SMPC, com o apoio também dos corpos de bombeiros do Seixal e Amora e da PSP, permitem testar os planos de segurança internos, treinar a evacuação de emergência, criar rotinas de comportamento e o aperfeiçoamento dos procedimentos a adotar em caso de acidente ou catástrofe, até à reposição da normalidade.

Os procedimentos de planeamento de coordenação, treinar a primeira intervenção pelas equipas de segurança dos edifícios e a articulação com os bombeiros e a acessibilidade dos veículos de emergência serão ainda testados num ambiente de simulacro de evacuação.

Importa refletir e dialogar em torno dos riscos a que os territórios e as populações estão sujeitos e principalmente sobre o papel que cabe a cada um de nós, no esforço coletivo de criação de comunidades resilientes.

Segundo o calendário previsto, foi na tarde do dia 1 de março de 2023, que estando a decorrer as atividades na Unisseixal, com normalidade, soou o alarme. Toda a comunidade educativa seguiu as orientações anteriormente apresentadas e da visita que se fez no edifício, todos têm conhecimento numa situação de incêndio no edifício, a forma ordenada de saída para as portas de emergência. E assim aconteceu. Tudo correu bem, só uma pessoa se sentiu mal (isto é…um simulacro).

Calendário:

Simulacro de evacuação | Procedimentos
16 de fevereiro
Universidade Sénior do Seixal (UNISSEIXAL)
Destinatários: professores

Dia Internacional da Proteção Civil
1 de março
Simulacro de evacuação
Universidade Sénior do Seixal (UNISSEIXAL)
Participantes: SMPC e corpo de bombeiros de Amora e PSP

Simulacro de Evacuação na Unisseixal

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.