História da Páscoa

O que significa a palavra “Páscoa”?

O termo “Páscoa” vem da palavra hebraica “pesah” e significa passagem. Para os povos antigos, esta palavra significava a passagem do Inverno para a Primavera. Atualmente, para os cristãos, simboliza a passagem de Jesus da morte para a vida, através da ressurreição.

Na Idade Média, nesta época do ano, os antigos povos pagãos europeus homenageavam Ostera ou Esther – daí a origem do termo inglês Easter.

Ostera era a Deusa da Primavera. Esta deusa era representada com um ovo na mão e a observar um coelho a pular alegremente aos seus pés, simbolizando a fertilidade. A deusa e o ovo que carrega são ambos símbolos da chegada de uma nova vida.

E como é que aparece o Ovo da Páscoa?

O ovo é também um símbolo desta altura do ano, pois representa o começo da vida. Os povos antigos tinham como costume oferecer ovos aos amigos, como forma de lhes desejar uma vida feliz.

Estes antigos povos pagãos comemoravam a chegada da primavera decorando ovos. O próprio costume de decorá-los para dar de presente na Páscoa surgiu em Inglaterra, no século X, durante o reinado de Eduardo I. O rei Eduardo I tinha o hábito de banhar ovos em ouro e oferecê-los aos seus amigos e aliados.

Curiosidades sobre a Páscoa

Feliz Páscoa para todos os alunos e familiares

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *